Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2015

Calar ante a heresia (anti)papal é pecado mortal



A gravidade do pecado de omissão é diretamente proporcional ao mal que se deixa de combater.
Ora, o pecado contra a fé é tanto mais grave quanto mais alta a hierarquia de quem o comete.
Logo, a heresia proclamada por quem ocupa - validamente ou não - a cátedra de Pedro é o mais grave e hediondo pecado contra a Fé.
Logo, calar diante de uma heresia papal é pecado gravíssimo, sobretudo naqueles que, bispos e cardeais, têm como dever principal a defesa da Fé.
Mas não só eles: todo fiel batizado e crismado tem o dever de, uma vez caracterizada a heresia, denunciá-la e combatê-la com todos os meios ao seu alcance.

Quando um soldado raso trai a pátria numa batalha, pode causar grande estrago. Um sargento, um estrago maior. O mesmo para os tenentes, capitães, majores etc., capazes de provocar danos cada vez maiores com atos de traição. Mas quando o traidor é o próprio comandante em chefe do exército, o desastre é total e a traição, absoluta. Ele passa a ser um inimigo ainda pior que o exército adversário.

PS 17/8: Realmente, as escamas estão caindo. Num artigo de hoje do articulista italiano Danilo Quinto (aqui) sobre as infames blasfêmias do antipapa contra a Virgem presente ao Calvário, que, segundo o leão de chácara argentino, teria pensado ter sido enganada por um Deus mentiroso, lemos:

Tomamos a liberdade de acrescentar: que tipo de gente poderá crer que a Mãe do Senhor, envolta em silêncio e dilacerada pela dor por seu Filho e copartícipe desde o começo daquele mistério, tanto que no sensus fidei da Igreja está bem presente o seu papel de Corredentora, tenha podido pensar por um só instante que Deus a tivesse enganado? Tomamos também a liberdade de perguntar: calar acerca dessas intenções blasfemas que são difundidas é ou não é um pecado grande aos olhos de Deus?


Um comentário:

  1. Re al men te....!!!. CHOCAAAANTE!!

    Que atrevido...esse..."tipejo"...Ber-GOG-lio...!!!
    ATREVIDAÇO...!!! HEREGE!!! APÓSTATA!!
    Uma vergonha ...esse..argentino...!!
    Cruz credo tres vezes!!!

    ResponderExcluir