Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de julho de 2015

O que é um antipapa e quais foram os predecessores de Bergoglio na história da Igreja


Para deixar claro o significado da palavra antipapa e mostrar como o advento irregular de picaretas às funções pontifícias está longe de ser raro, aqui vai a tradução do verbete antipope da Catholic Encyclopaedia e do verbete Antipapa da Enciclopedia Cattolica italiana:

A) Catholic Encyclopaedia:

Antipapa: Um falso demandante da Santa Sé, em oposição ao pontífice canonicamente eleito. Em diversas ocasiões na história da Igreja, surgiram pretendentes ilegítimos à Cátedra Papal, e com frequência exerceram funções pontifícias, em contraposição ao verdadeiro ocupante. Hergenröther enumera trinta deles, na seguinte ordem:


B) Enciclopedia Cattolica

Antipapa: Com a palavra antipapa se costuma indicar um pretendente ao papado, apoiado por um grupo significativo e quase sempre em contraste com um papa reinante, cuja eleição seja posteriormente declarada nula pela Igreja Católica.
História:
O primeiro antipapa foi Hipólito, eleito em protesto contra Calisto I por um grupo cismático de Roma no século III. Hipólito, porém, terminou a vida no exílio, nas minas da Sardenha, durante as perseguições imperiais romanas, em companhia do sucessor de Calisto, Ponciano, com quem se reconciliou antes de morrer.

Em seguida, o período da luta pelas investiduras coincidiu com a eleição de numerosos antipapas defendidos pela facção imperial.
Entre o fim do século XIV e o começo do XV houve várias eleições de uma série de papas rivais, com o consequente surgimento de várias linhas de sucessão. Uma delas foi reconhecida como oficial pela Igreja Católica, enquanto os eleitos pertencentes às outras foram declarados antipapas. O escândalo dos pretendentes múltiplos somou-se às outras reivindicações de reforma que levaram ao protestantismo no começo do século XVI.
Convém ressaltar que não era necessariamente evidente, nos períodos em que existiam dois (ou mais) pretendentes rivais, qual era o antipapa e qual o papa, e as distinções nítidas feitas entre eles retrospectivamente podem dar uma falsa ideia de que existisse certeza entre os contemporâneos. Os defensores apoiavam certo candidato, mas não podiam saber qual seria definido antipapa ou papa, até a conclusão dos acontecimentos.
Desde 1499 não houve mais antipapas, a menos que se considere o fenômeno dos sedevacantistas. Outros cismas, como o da igreja anglicana, são controlados por soberanos laicos que não querem ter um rival eclesiástico, ou rejeitam um dogma principal do papado, como no caso da Igreja dos Velhos Católicos ou da Associação patriótica católica chinesa.
Muitas vezes aconteceu de algumas figuras menores de antipapas modernos assumirem o nome de Pedro II, provavelmente em referência à profecia de Malaquias. Hoje, o ato de tornar-se antipapa é considerado um ato cismático da Igreja Católica Romana, e provoca uma excomunhão imediata da pessoa que se torna antipapa.


[segue-se uma lista de antipapas]

Como se pode ver, é muito mais comum na história da Igreja encontrar um penetra que ocupe temporariamente a cátedra petrina do que um verdadeiro papa que proclame heresias urbi et orbi, sob o aplauso dos cardeais e suas peruquinhas. O placar é 30 a 0. Ou melhor, 31 a 0.

6 comentários:

  1. Eu li que anti-papa é o indicado por verdadeira Hierarquia Eclesial; e que FALSO PAPA é o eleito por uma FALSA HIERARQUIA ECLESIAL.
    BEGGIE é assim...FALSO PAPA...pois o verdadeiro PAPA - BENTO XVI - está vivo e tem o PRIMADO DE JURISDIÇÂO. Na verdade...a IGREJA está sem PAPA...pois o legítimo PAPA - BENTO XVI não pode agir, devido a sua Renúncia; o FALSO PAPA BERGGIE age....inválidamente, pois sendo um FALSO PAPA...NÂO pode ATAR....nem DESATAR.....NADA nos Céus!!!
    Só não estamos "à deriva".....porque agora....Quem dirige os fiéis é o.....proprio....JESUS CRISTO!!! Estamos vivendo a maior TRIBULAÇAO da IGREJA CATOLICA em 2015 anos!!!!
    E..ainda ten "gentem" que...a-ma...a-dora....Ber-GOG-lio!!!

    TERRIVEL isso! Bota cegueira...nessas pessoas incautas! Cruzes!
    MARANATHA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marie, Pelo que me consta, Bergoglio foi eleito irregularmente por uma hierarquia altamente avacalhada, mas ainda legítima. O problema vai ser o que vem daqui para a frente, pois os cardeais criados por Berggy provavelmente terão sido criado invalidamente. Mais um dos desastres que o antipapa e falso papa nos reserva...

      Excluir
    2. Luiz! Bonjour!!! Le Bon DIEU te bénisse!! Amén!
      Li sobre isso no site hispânico www.lumenmariae.com
      Realmente...resta-nos rezar pela IGREJA.Não
      sei se a HIERARQUIA ...especialmente a do
      Vaticano....ainda pode...ter uma conversão...!
      Acredito pouco ....nisso! Aguardemos OUTU
      BRO/2015...e...depois....certamente DEUS irá
      agir!!!

      Excluir
  2. Ainsi soit-il, Marie! :)
    Mas não tenho muitas esperanças para outubro. Acho mesmo que as declarações heréticas acerca do inferno e da mortalidade da alma são ainda mais graves do que qualquer mudança na disciplina acerca dos divorciados. E nem por isso os cardeais se incomodaram. Acho que o máximo que podemos esperar é uma nova coleção de peruquinhas do elegante Dom Braz de Elvis e uma nova coreografia para fechar com chave de ouro o Sinédrio contra a família.

    ResponderExcluir
  3. Huá...huá..he..he..he..!! Bien sûr!!! he..he..he..!
    Oh! mon DIEU!! Ça c'est terrible!!
    Bem..Luís..o PADRE que nos orienta no "lumen
    marie" disse ,que estamos.no TEMPO DO ESPÍRITO
    SANTO!!! Devemos pois rezar muito ao DIVINO
    ESPÍRITO SANTO para que ELE nos livre dos enga
    nos e salve a nós e nossa IGREJA CATOLICA!
    D'accord?... Mais..oui!!
    Quanto ao BERGGIE...o Padre disse que não adianta
    mais rezar por ele...:está condenado...em vida!
    Claro!!! Blasfema todos os meses, contra DEUS,em entrevistas..."homilias"...etc! O vídeo feito na Praça de S.Pedro...aonde BERGGIE "aproveitando a ocasi
    ão"...tasca um beijão na....boca de um homem que
    foi lhe cumprimentar....é escandaloso e nojento !!!!!
    A pulseira do movimento "gay" no pulso esquerdo..?...
    É terrível....fora outros gestos, e atitudes, que mostram ser ele um....HEREGE...um APÓSTATA...
    ...um FALSO PAPA!!

    ResponderExcluir
  4. Voltando ao tema...d'accord..?
    FALSO PAPA é o que encabeça uma...FALSA IGREJA!!! Ex: BERGGIE!

    Ber-GOG-lio governa a IGREJA CATÒLICA, com um "governo horizontal", o que é HERÈTICO e.....CISMÀTICO!!! Ber-GOG-lio está "criando"..."levantando" a "sua" igreja, apoiado no tal "governo horizontal",herético-cismático, contrário à Vontade de DEUS! Para alcançar isso....Ber-GOG-lio teve que destruir o....PAPADO, destruir o GOVERNO VERTICAL, na IGREJA CATOLICA! Portanto um FALSO PAPA destrói o Dogma do PAPADO...destrói a VERDADE e a...IGREJA!!! A IGREJA se destrói e deixa de ser o que Ela é!

    ANTI PAPA -- esse, não destrói o "governo vertical" na Igreja, nem o Dogma do PAPADO. Ele, o ANTI PAPA, governa contra o verdadeiro PAPA, e, é eleito pelos Cardeais, para isso, mas a IGREJA permanece em seu Ser....em Sua Essencia!

    Essas explicações me foram dadas pelo PADRE do "lumen mariae". OK?
    PS: "governo horizontal" na Igreja é onde o PAPA é mais uma "figura decorativa"....quem manda mesmo....são os Bispos e os Cardeais....Aliás nesse tipo de "governo horizontal" na Igreja, cada Bispo governa sua Diocese, Arquidiocese....conforme "lhe der na telha"....sem ter o dever de obedecer ao Papa!!! São independentes de ROMA!!!
    Isso...JESUS nunca ordenou e não gosta! É quase um....'pecado contra o DIVINO ESPIRITO SANTO"!!!
    Já no "governo vertical" na Igreja....todos obedecem ao PAPA...que é PEDRO...o maior Representante de Cristo na Terra...que liga e desata junto com o Céu! Os Padres obedecem ao BISPO , e estes e os Cardeais ...seguem ao Papa , e assim TODOS estão interligados pela obediencia ao PAPA!! Isso.....DEUS quer! E....BERGGIE o Apóstata...não quer!!!


    Assm, LUIZ foram as explicações do Padre para mim!.
    Est-ce que tu as compris?...
    Certainement! Bien sûr!
    Au revoir !

    ResponderExcluir