Pesquisar este blog

sábado, 19 de abril de 2014

Provas da existência de Deus: Padre Robert Spitzer e o estado da arte



Excelente vídeo de uma conferência do padre Robert J. Spitzer SJ acerca das provas da existência de Deus que podem ser tiradas da ciência de hoje.

As provas do padre Spitzer curiosamente convergem para a primeira via de Santo Tomás.

Ele nada fala ou muito pouco sobre os indícios fornecidos pela bioquímica e explorados com brilho por William Dembski e Michael Behe. Lacuna importante, mas seria excessivo esperar que em menos de duas horas o padre Spitzer pudesse esgotar o assunto. É possivel, porém, que o pe. Spitzer evite o ID por crer que ele comete a chamada falácia cosmológica, de confundir criação com mudança na relação entre Deus e o mundo. Não sei se é  o caso, mas de qualquer forma este blog não crê que exista esse tipo de sofisma na argumentação de Dembski ou Behe. O ID não afirma que cada parte do mundo biológico seja criada por um milagre independente, mas que em todo o processo está envolvido um agente inteligente e não a mera receita darwiniana de acaso + seleção natural. O que é muito diferente.

De qualquer modo, um imenso tesouro de dados pode ser encontrado no site do Magis Center of Reason and Faith dirigido por padre Spitzer.

Material para uma vida de estudos. Ou mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário