Pesquisar este blog

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Para Francisco, Missa Tridentina é só moda



Informa o blog Rorate Caeli que o papa Francisco, em sua reunião com os bispos tchecos, teria afirmado que, para ele, a Missa tradicional católica não passa de uma moda passageira, amplamente irrelevante.

Eis as palavras do arcebispo Jan Graubner, de Olomouc:

Quando falávamos sobre aqueles que são entusiastas da antiga liturgia e querem voltar a ela, era evidente que o Papa falava com grande ternura, atenção e sensibilidade para com todos, para não ferir ninguém. Ele fez, porém, uma declaração muito forte quando disse que compreende quando as gerações mais velhas retornam ao que já haviam vivido, mas não consegue entender que a geração mais jovem queira voltar a ela. "Quando examino com mais atenção - disse o Papa - vejo que é mais uma espécie de moda [em tcheco: 'móda', italiano 'moda']. E se é uma moda, então é algo que não exige muita atenção. Só é preciso ter um pouco de paciência e de delicadeza com pessoas viciadas em determinada moda. Mas acho importantíssimo ir a fundo nas coisas, porque, se não nos aprofundarmos, nenhuma forma litúrgica, seja esta ou aquela, pode nos salvar."

Mais uma prova de grande senso de autocrítica da parte do pontífice. De fato, é completamente incompreensível e estapafúrdio que alguém possa revoltar-se com formas tão sublimes de liturgia como as da Missa do vídeo acima, presidida por ele mesmo, de maneira tão profunda. 

Eterno mesmo, só o tango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário