Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Bíblia, imagens e idolatria


É idolatria tudo o que na imagem não seja transparência.
Do mesmo modo, tudo o que nas Escrituras não seja a voz unânime de Deus.
Mas como alcançar essa pureza sem os puros olhos, os puros ouvidos da Esposa de Cristo?

Um comentário:

  1. .O DEVIDO USO DE IMAGENS NA IGREJA CATÓLICA É BÍBLICO

    A permissão de fazer e venerar imagens de parte de Deus é viável, alguns exemplos: Ex.: Ex 25, 17-22 Deus mandou instalar sobre o propiciatório 2 querubins, e por isso a Bíblia costuma dizer que ” Senhor está assentado sobre os querubins”, vejam: 1 Sm 4,4; 2 Sm 6,2 ; 2 Rs 10-15 e Sl 79,2; 98,1. Bem, em Nm 21,4-9, a serpentes de bronze, 1 Rs 7,28s a descrição dos ornamentos do Palácio de Salomão, bois, leões, querubins, etc., em 1 Rs 6,29s a ornamentação das paredes do Templo, em 1 Rs 7,23-26 o mar de bronze sustentado por 12 bois de metal etc. À passagem da Arca da Aliança todos os judeus se prostravam com o rosto no chão e ela era conduzida por sacerdotes; uma imagem, não?

    Cristo-Igreja de Cl 1,18 Cl 1,24 Ef 1.22-23 e 1 Cor 12,12s etc., é a única dentre todas as existentes na terra de fundamentação teológica e afastar-se da Igreja para se filiar a uma dessas instituições sectárias religiosas humanas é idolatria. Diz o Catecismo Católico, n° 846:…Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus por meio de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiseram nela entrar ou nela perseverar. Os primeiros cristãos ilustravam os locais de suas reuniões de celebrações da Palavra e da Eucaristia com figuras alusivas ao tema, comprovam-no documentos e ruínas.



    Quanto a ajoelhar diante de imagens, melhor, ícones, na Igreja em veneração apenas é permitido como lembrança tão somente; em Ex 18,7: Moisés prostra-se aos pés de seu sogro, saudando-o e em Gn 43,26 José, pois entrou em casa, e eles ofereceram-lhe os presentes que tinham nas mãos; e saudaram-no, inclinando-se até à terra etc. O problema é que existem católicos de comportamentos ignorantes de cultuar imgens em detrimento a Jesus: verdadeiro desconhecimento da doutrina da Igreja; são os católicos desconhecedores da doutrina da igreja, muitas vezes sincréticos, frequentando a Igreja e simultaneamente seitas, espiritismo, umbanda, etc. São-no apenas de fachada. Mesmo algumas seitas protestantes têem em seus templos figuras de abóbodas celestiais, anjos etc., aqui no Brasil; na Europa e USA muitas têem figuras imagens de seus venerandos; à verdade, tais estilos de ações é por serem dissensos entre si.
    Outra coisa é adorar imagem, fazê-la de seu deus em detrimento do Senhor Deus verdadeiro. Atitudes de idolatria também são quem ame acima de Deus a riqueza, poder, dinheiro, etc., não deixa igualmente de ser um idólatra tal qual…



    Pertencer a uma dessas seitas pode bem ser atestado de ignorância religiosa, se agregar por interesses particulares e aliar-se ao diabo.

    ResponderExcluir