Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bartolomé de las Casas, culpado de morticínio no México?

Ilustração dos relatos de Las Casas em que se baseou a Lenda Negra

Como é sabido, frei Bartolomé de las Casas está na origem da famosa Lenda Negra. Com seus relatos mentirosos e exagerados sobre morticínios e holocaustos, serviu de base para a ampla campanha de desmoralização da católica Espanha levada adiante nos últimos 5 séculos pelos inimigos da Igreja, protestantes e que tais, que difundiram largamente os seus escritos. Nele, o frade acusava os colonizadores espanhóis de praticar deliberadamente o genocídio das populações indígenas.

Mas a história pode ser bem diferente.

Sabe-se hoje que a mortandade que se seguiu ao estabelecimento dos espanhóis no México não se deveu a maus tratos ou a campanhas de extermínio. Pelo contrário, é notório que a conquista do México foi uma das mais pacíficas da história, feita por Hernán Cortés e um punhado de homens, muito mais na manha do que no muque. A grande causa das mortes foi a baixa resistência dos índios às bactérias e vírus trazidos pelos conquistadores. É o que se pode ler e verificar no bem documentado livro Born to Die - Disease and New World Conquest, 1492-1650, do historiador americano Noble David Cook (Cambridge University Press, 1998).

Uma das curiosidades reveladas no livro é que a maior epidemia que assolou o México a partir do ano de 1545 foi provocada pela frota que zarpou em Sanlúcar de Barrameda em 1544, levando a bordo dom Bartolomé de las Casas, que voltava à América para tomar posse de sua diocese de Chiapas:

"The arrival of the friars coincided with the appearance in Mexico of one of the most deadly disease outbreaks in the sixteenth century". (p. 100)  "All sources concour that the death rate from the sickness was horrendous. It afflicted all segments of the population, although native Americans seem hardest hit. Motolinia reported a death rate of 60 to 90 percent. In Tlaxcala, up to 1,000 fell daily... Torquemada, referring to a wide geographical area, estimated thet 800,000 died from the disease." (p. 102)

Em história, nada como um dia após o outro.

Um comentário:

  1. Perfeito. .. Gostaria se possível, mais títulos de livros onde desmascaram esse "frei"... obrigado.

    ResponderExcluir