Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

Emmanuel Todd e a crise árabe


Emmanuel Todd sur l'Egypte dans CSOJ du 01/01/2011
Enviado por MinuitMoinsUne. - Assista os últimos vídeos de notícias.
E. Todd num programa da TV francesa sobre o Egito

Depois do golpe sofrido no Egito, o apavorado império contra-ataca , como era de esperar. A ideia é obviamente melar o movimento popular, valendo-se da infecta mídia internacional para espalhar boatos e confundir as coisas. Na espreita também de um desembarque americano em Trípoli, para segurar as pontas no norte da África - região curiosamente chamada de "Oriente Médio" pelos jornalistas brasileiros.

Nessa salada geral, um ponto de referência útil pode-se encontrar no pensador francês Emmanuel Todd, famoso por ter sido o único intelectual de envergadura a ter previsto, já na década de 1970, o desmoronamento do império soviético da década de 80.

É o que diz esta reportagem de Coralie Delaume para marianne2.fr. Segundo ela, mais uma vez Todd teria ganhado no milhar, tendo previsto as revoltas populares árabes já em 2002, em seu livro Après l'empire, por meio de considerações demográficas, culturais e religiosas. É uma perspectiva que vale a pena conferir, mesmo porque se trata de uma figura intelectual moralmente decente, o que é uma raridade hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário