Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

Avacalhação ecumênica, tradicionalismo e perda da fé


Desesperados com a avacalhação ecumênica pós-conciliar, muitos católicos se desesperaram e saíram da Igreja, passando a praticar exatamente o ecumenismo avacalhado que os fez perder inicialmente a fé católica. Esta  é uma das facetas trágicas da via tradicionalista para a perda da fé. É comum vermos tradicionalistas que criticam o Concílio mas depois de abandonarem a Igreja se entregarem à reconciliação com protestantes e até muçulmanos, fazendo exatamente o que o ecumenismo queria que fizessem. Seria fácil aqui multiplicar os exemplos.
É como se alguém saísse indignado de uma floricultura porque ela vende rosas, e fosse comprar as mesmas rosas na floricultura em frente.
Mas o mais importante é perceber que é esse mesmo desespero que está na origem do problema dentro da Igreja. O ecumenismo pós-conciliar tem origem no desespero que tomou conta de boa parte da Igreja antes mesmo do Concílio. Foi ele que tentou "abrir as janelas" da Igreja, sem saber que essas janelas só se abririam para que milhares e milhares e milhares saltassem por elas para encontrar a morte. Pensaram em fazer entrar o ar e o que fizeram foi fazer os fiéis saírem.
A solução, é claro, é a fidelidade à Igreja e a luta por sua restauração.
Kyrie eleison, Christe eleison, Kyrie eleison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário