Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

E eis que Ptolomeu estava certo: a Terra é mesmo o centro do universo, dizem os cientistas...



Curioso vídeo em inglês, onde se reúne uma série de entrevistas com cientistas importantes acerca da posição da Terra no Universo segundo as mais recentes teorias cosmológicas, o princípio de complementariedade de Heisenberg, a termodinâmica da entropia e as características únicas do Santo Sudário de Turim. O desenvolvimento do vídeo acaba sugerindo que tais considerações científicas sustentariam a tese de que o centro da criação foi a Ressurreição de Cristo no Santo Sepulcro. O que é sem dúvida uma conclusão ousada, para não dizer temerária, para não dizer absurda, dada a distância epistemológica entre os enunciados da física e a Verdade revelada. A ciência jamais provará as verdades da Fé, que justamente por isso são verdades da Fé e não da razão ou da experiência.

O mais interessante do vídeo são as considerações sobre a centralidade da terra no universo à luz de certos desenvolvimentos científicos, como a ausência de um centro observável no universo e o lugar preeminente do observador na mecânica quântica. Ptolomeu deve estar dando risada no túmulo...

Na parte final, uma entrevista com uma pesquisadora polonesa, Isabel Piczek, que descobriu incríveis características da posição do corpo representado no Sudário. Ele estaria levitando e não deitado sobre a pedra do túmulo.

A ser tomado cum grano salis, como, aliás, tudo o que a divulgação científica popular diz, ateia ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário