Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

New Oxford Magazine - A revista católica do buldogue que morde.


A New Oxford Review é uma revista católica inglesa que trata de assuntos culturais relativos á Igreja. Pretende ser o nexo entre a Fé e a razão.

Curiosamente, ela foi fundada em 1977 como uma revista anglicana, sob a inspiração do famoso Movimento de Oxford, de que participara o futuro cardeal Newman, no século XIX. Como Newman, porém, a revista acabou convertendo-se ao catolicismo, o que aconteceu em 1983.

Define-se a si mesma como um buldogue que morde, em frontal contraposição ao catolicismo aguado e bom-mocinho que tem dominado os ambientes eclesiásticos nos últimos tempos.

Como dizem eles numa espécie de carta-programa, The Bulldog with a Bite:

"Tudo o que temos são sermõezinhos de reunião de escoteiros, com toda a substância e o valor nutritivo do marshmallow. Onde está o bife? Raramente, se é que alguma vez, ouvimos algo sobre o ensinamento da Igreja acerca do aborto, da contracepção, da eutanásia, da homossexualidade, do sexo antes do casamento, da pornografia, do consumismo, da indissolubilidade do casamento, do Purgatório, do Inferno.

"Mas ouvimos, sim, falar sobre os ensinamentos "controversos" nos jornais e nos noticiários da noite, que, é claro, os apresentam sob o pior ângulo possível, sem nunca explicar as razões de tais ensinamentos. Raramente vemos um padre ou professor de religião explicar por que  a Igreja ensina aquilo, e muito menos com convicção e paixão. Patético!"

Prossegue a revista, pondo o dedo na ferida:

"Nos escândalos sexuais entre eclesiásticos, mais de 80% dos abusos envolvem meninos. Os homossexuais devem se eliminados dos seminários, do sacerdócio e do episcopado. Não se põem homens com atrações pelo mesmo sexo num ambiente completamente mesculino".

E conclui:

"Se você quer um Catolicismo militante (...) assine a nossa revista. Mas não assine se você for panaca ou efeminado, pois nesse caso assinar a revista vai fazer ter um troço! Nada de poddles por aqui!"

Vale a pena dar uma olhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário